Tempo:

Céu Claro
Florianópolis
20,0º

Visite Floripa


Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba

Home Coisas para fazer Locais históricos Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba
Ilha de Araçatuba Florianópolis - ver no mapa
Adicionar ao meu Plano de Viagem
A partir de R$ 0,00
RESERVAR
Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba
Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba
Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba

Sobre Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba

A Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, também conhecida como Fortaleza da Barra do Sul, erguida a partir de 1742, foi a quarta fortificação do Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina idealizada pelo engenheiro militar e brigadeiro português José da Silva Paes, o primeiro governador da Capitania da Ilha de Santa Catarina. A fortaleza foi tombada em 1980 como Patrimônio Histórico Nacional, encontra-se sob a jurisdição do Exército Brasileiro e sob a salvaguarda do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A UFSC, em 1991/1992, realizou obras de conservação na fortificação (consolidação de seus edifícios arruinados e escoramentos emergenciais de paredes), tendo realizado posteriormente (entre 2000 e 2003) uma série de outras ações de preservação no monumento: inventário fotográfico, pesquisa arqueológica em alguns edifícios, projetos de restauração e revitalização da fortaleza, e projeto para a construção de um atracadouro de acesso à Ilha (que não chegou a ser executado por falta de recursos financeiros à época).

Notícia

Na última quinta-feira, 20 de agosto (2015), 120 voluntários, entre militares, estudantes, servidores da Universidade e membros do Projeto Fortalezas da UFSC participaram do “Mutirão Verde no Espaço Cultural Sítio Histórico Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba”, no Sul da Ilha de Santa Catarina. O evento foi promovido pela 14ª Brigada de Infantaria Motorizada de Florianópolis, Brigada Silva Paes, e pelo Projeto Fortalezas da Secretaria de Cultura da UFSC. O Comando do Exército Brasileiro em Santa Catarina, na figura do general Richard Fernandez Nunes, apresentou ao público presente a placa com informações sobre a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba e anunciou a fortificação como o mais novo espaço cultural administrado pelos militares.

Na chegada à Ilha, os voluntários tiveram o auxílio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e do pescador Baião, nativo de Florianópolis e profundo conhecedor dos mares daquela região. Em botes infláveis, todos aportaram na Ilha e começaram a recolher o lixo acumulado na fortificação. O lixo recolhido encheu mais de quinze sacos de cem litros. Paralelamente, os soldados do Exército Brasileiro faziam o corte da vegetação que crescia ao redor das ruínas da Fortaleza de Araçatuba. Ao final do mutirão, Roberto Tonera, arquiteto do Projeto Fortalezas da UFSC, percorreu com os militares e civis a fortificação, explicando a história e ressaltando a importância em preservar e difundir os conhecimentos sobre a fortaleza.

Com a criação desse espaço histórico, a fortaleza será restaurada pelo Exército, proprietário do imóvel e responsável pela fortificação, e contará com a infraestrutura necessária para receber visitantes, como atracadouros para as escunas, espaço de recepção, banheiros. Espera-se que a rota de visitação às fortalezas, que atualmente é de 140 mil visitantes por ano em Anhatomirim, São José da Ponta Grossa e Santo Antônio de Ratones, todas ao norte da Ilha, seja estendida à fortificação ao Sul de Florianópolis também.

Faça sua avaliação

O que levar?

Filtro solar
Repelente
Trajes de banho
Toalha
Muda de roupa
Água
Sacos de lixo
Alimentos que não ocupem muito espaço (barra de cereal, chocolate, uva passa, frutas)

Informações

Horário de Funcionamento
Aina não está aberta ao público.


Filtro

Pessoa com deficiência
Cartão do turista
Animais de Estimação
Aprenda a usar nosso planejador

Meu plano de viagem

Efetue o login para visualizar

Formulário de Login Esqueci a minha senha! Não sou cadastrado!