Tempo:

Nublado
Florianópolis
21,0º

Visite Floripa


Museu Histórico de Santa Catarina

Home Coisas para fazer Museus e Galerias Museu Histórico de Santa Catarina
R. Arcipreste Paiva, 55 Florianópolis - ver no mapa
(48) 3665-6363
Adicionar ao meu Plano de Viagem
A partir de R$ 5,00
Museu Histórico de Santa Catarina
Museu Histórico de Santa Catarina
Museu Histórico de Santa Catarina

Sobre Museu Histórico de Santa Catarina

O Palácio Cruz e Souza, onde se encontra o Museu Histórico de Santa Catarina, fica localizado na Praça XV de Novembro, no Centro Histórico de Floripa.

Um palácio cor-de-rosa, parecendo cenário de filme de época, é um misto de história, mobiliário, arte e beleza.

Nele você encontrará: escadaria em mármore de Carrara, estátuas de cavaleiros medievais em bronze, assoalhos trabalhados em marchetaria, salas com mobiliário do século XIX e um imenso e esplendoroso vitral art-nouveau.

História:

Em meados do século XVIII, época em que foi criada a Capitania da Ilha de Santa Catarina e nomeado seu primeiro governador, o brigadeiro José da Silva Paes, foi também construído junto à praça da Vila de Desterro um prédio de três secões e dois pavimentos para ser a nova 'Casa de Governo'. Durante mais de um século, o Palácio passou por diversas modificações, até que na mudança republicana uma grande reforma (1894–1898) foi realizada, adquirindo as características arquitetônicas preservadas até o presente.

Dez estátuas alegóricas esculpidas pelo artista italiano Gabriel Silva ornamentam a parte externa do prédio. Entre elas, a padroeira do estado, Santa Catarina; a ninfa evocativa dos mares, Anfitrite; e o deus mitológico Mercúrio, compondo com duas barricas, alegoria alusiva ao comércio e à indústria catarinenses, respectivamente, sendo o último localizado no alto da fachada lateral, à direita. Os ladrilhos da calçada à frente do palácio foram importados e assentados no ano de 1910.

Em 1977 deu-se início a um grande trabalho de restauração do edifício, que passou a ser chamado de Palácio Cruz e Sousa, em homenagem ao grande poeta catarinense.

Em 1984 o prédio é tombado como patrimônio histórico do Estado e iniciam-se novas obras de restauração, as quais lhe devolvem as características arquitetônicas originais da reforma feita pelo governador Hercílio Luz em 1898. Em 1986, reaberto, passa a sediar o Museu Histórico de Santa Catarina.

O prédio é tombado pelo Estado e também pelo Município. Aproveite o passeio e conheça também a bonita Catedral de Florianópolis, a 5min do museu..

(Com informações da Fundação Catarinense de Cultura).

Pontuação

9,0
ÓTIMO
Baseado em 1 avaliação

"A arquitetura, os móveis de época, a escadaria ... tudo é impressionante! E ainda há várias exposições espetaculares que acontecem alí! A da Guerra do Contestado é muito boa e está em exposição (ago 13). "
Carlos Cappelini
23 de Agosto de 2013
+ comentários Faça sua avaliação

Serviços Oferecidos

Área de exposição coberta
Área de exposição não coberta
Sinalização interna
Iluminação noturna
Loja de souvenir

Informações

Horário de Funcionamento
Terça à sexta: das 10h às 18h. Sábado e domingo: das 10h às 16h.


Filtro

Pessoa com deficiência
Cartão do turista
Animais de Estimação
Aprenda a usar nosso planejador

Meu plano de viagem

Efetue o login para visualizar

Formulário de Login Esqueci a minha senha! Não sou cadastrado!