Tempo:

Nublado
Florianópolis
21,0º

Visite Floripa


Praia do Ribeirão da Ilha

Home Coisas para fazer Lagoas e Praias Praia do Ribeirão da Ilha
Acesso pela Rodovia Baldicero Filomeno Florianópolis - ver no mapa
Adicionar ao meu Plano de Viagem
A partir de R$
Praia do Ribeirão da Ilha
Praia do Ribeirão da Ilha
Praia do Ribeirão da Ilha

Sobre Praia do Ribeirão da Ilha

A Praia do Ribeirão da Ilha é um importante ponto histórico de Florianópolis. Colonizada pelos açorianos, estes imigrantes tornaram-a a mais bela das freguesias da Ilha de Santa Catarina, marcando a localidade como um referencial histórico e cultural da gente ilhoa.

O designativo Ribeirão da Ilha tem origem num pequeno riacho, que nasce no Morro da Cabeça do Macaco (o pico mais elevado da Ilha com 630 metros), e deságua no Canto do Rio, cerca de 3 km ao norte da praça da Matriz de Ribeirão da Ilha. Oinício da praia se dá no Riacho da Gruta e estende-se até o Riacho do Seu Rita. É formada por dois trechos, sendo o maior e mais importante, o que compreende a sua área residencial.

Suas águas são desaconselhadas para banho, porém a areia permanece limpa e clara. No início da colonização, a freguesia abrigava um porto para carga e descarga de alimentos e pessoas. Por dois séculos, a pesca foi a principal atividade econômica da região.

Atualmente, é área de lazer e balneário e também o principal produtor de ostras da Ilha de Santa Catarina, responsável por mais de 70% da produção de ostras de Florianópolis.

Dica para quem vai lá no Carnaval: Aproveite a folia do tradicional Desfile de Bloco do Zé Pereira!

A Praia do Ribeirão da Ilha pertence ao Distrito de mesmo nome e fica a 25km do centro da cidade de Florianópolis. Possui 750 metros de extensão (somatório de todos os segmentos) e sua largura varia de 2 a 15 metros.

Pontuação

9,5
ÓTIMO
Baseado em 1 avaliação

"Para quem gosta de desfrutar de uma ostra, possui alguns dos melhores restaurantes dessa especialidade local, além de poder conhecer um pouco mais sobre o cultivo diretamente nas fazendas de ostras!"
Juliana Gama Leite
12 de Outubro de 2012
+ comentários Faça sua avaliação

O que levar?

Filtro solar

Serviços Oferecidos

Iluminação noturna
Restaurante

Informações



Filtro

Pessoa com deficiência
Cartão do turista
Animais de Estimação
Aprenda a usar nosso planejador

Meu plano de viagem

Efetue o login para visualizar

Formulário de Login Esqueci a minha senha! Não sou cadastrado!