Tempo:

Poucas Nuvens
Florianópolis
22,0º

Visite Floripa


Antônio Carlos

Home Conheça Grande Florianópolis Antônio Carlos
Grande Florianópolis - ver no mapa

Sobre Antônio Carlos

O povoado do atual município de Antonio Carlos se formou por dois núcleos de colonização. Um o de São Pedro de Alcântara e o outro da Colônia Leopoldina.
Em 1830 Henrique Soechting estabeleceu-se em Louro e se tornou também Diretor da Colônia de São Pedro de Alcântara.
O desenvolvimento de Louro seria a base política do futuro município de Antônio Carlos.
Aos poucos, os colonos vindos de São Pedro de Alcântara e de Louro, foram penetrando nas cabeceiras dos rios Farias e Rachadel.
Os imigrantes alemães que aqui chegaram eram originários de Hunsrück, Estado alemão da Renânia, Palatinado.
Os descendentes destes imigrantes construíram ao longo do século XX um patrimônio cultural bastante expressivo.
Antonio Carlos é o maior produtor de hortaliças de Santa Catarina, produzindo cerca de 150 mil toneladas de hortaliças/ano, com destaque para a cenoura, temperos verdes, alface, beterraba, pimentão e batata doce. A produção de hortifrutigranjeiros abastece toda a região da Grande Florianópolis.
Antônio Carlos foi desmembrado do município de Biguaçu em 2 de agosto de 1919, mas sua criação somente se concretizou a 6 de novembro de 1963.

Natureza

O Município de Antonio Carlos possui vários trechos de Mata Atlântica e a bela Reserva de Caraguatá.
A Reserva Ecológica de Caraguatá é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, criada em 1990 e está localizada entre Antonio Carlos, Biguaçu, São João Batista, Major Gercino e Angelina. A Reserva possui 4300 hectares e envolve as serras do Major, do Macaco Branco e da Boa Vista, além das nascentes dos rios Rachadel, Arataca, Farias, Inferninho, Fernandes e Amâncio.
No Alto Rio Farias é obrigatório visitar o Salto Oscar Mannes, cujas águas despencam de uma altura de 35 metros, formando muitas cascatas e o Salto Kremer na comunidade de Santa Maria.
Na planície de Santa Maria, por entre lajes de pedras, flui o rio Egito formando muitas corredeiras.
Por causa da abundância de recursos hídricos foram instalados em Antônio Carlos vários parques aquáticos oferecendo lazer para a comunidade e os visitantes.

Cultura

Antonio Carlos ainda mantém em sua arquitetura, características marcantes da colonização alemã, principalmente na zona rural.
As casas de alvenaria possuem estilo próprio com forte influência luso-brasileira, na qual eram utilizados materiais de construção disponíveis na região, muito diferentes dos materiais usados na Alemanha.
São visitas interessantes: a Igreja Santa Maria, do início do século XIX em estilo gótico; a Igreja Matriz em estilo neoclássico e as grutas de Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora da Glória, localizada na antiga comunidade de Katzenberg.
Em maio acontece na cidade a Festa da Cachaça, em junho a Festa da Hortaliça com desfile de máquinas agrícolas e em julho a Festa do Colono com desfiles, shows, bailes e gastronomia típica.
O município de Antônio Carlos tornou-se conhecido nacionalmente pela fabricação de cachaça. Os produtores usam a garapa ou o melado de cana-de-açucar para fabricar a aguardente numa tradição que passa de pai para filho e feita de forma totalmente artesanal.
Faça sua avaliação

Na região

  • Tour
    Tour



Filtro

Aprenda a usar nosso planejador

Meu plano de viagem

Efetue o login para visualizar

Formulário de Login Esqueci a minha senha! Não sou cadastrado!