Tempo:

Nublado
Florianópolis
22,0º

Visite Floripa


Rancho Queimado

Home Conheça Grande Florianópolis Rancho Queimado
Grande Florianópolis - ver no mapa

Sobre Rancho Queimado

O Município de Rancho Queimado possui área de aproximadamente 240Km2, está localizado a uma altitude que varia de 800 a 1200 metros acima do nível do mar, possui clima temperado com temperatura média de 17º C, com incidência de geadas.

A história de Rancho Queimado começou em 1787 quando o Alferes Antonio da Costa abriu uma estrada que encurtava o caminho entre o Planalto Serrano e o Litoral do Estado, chamada de “Picada dos Alferes”.

Dessa forma tropas de animais e de produtos conduzidas pelos tropeiros venciam o trajeto com mais facilidade e em menos tempo. Essa estrada atualmente faz a ligação entre as cidades de Lages e Palhoça.

Por volta de 1818 chegaram os primeiros colonizadores europeus tendo os alemães como maioria. Foram eles que descobriram a riqueza do solo e começaram a cultivá-lo.

Na região existia um velho rancho onde os tropeiros passavam suas noites, descansando. Numa dessas viagens os tropeiros encontraram o velho rancho em chamas. A partir daí, o local passou a chamar-se de Rancho Queimado.

A agropecuária é responsável por 80% de sua economia, com lavouras de milho, tomate, cebola, batata e feijão. Possui uma intensa produção de mel e conquistou o título de Capital Catarinense do Morango, com uma produção em torno de 750 toneladas/ano. Rancho Queimado possui condomínios residenciais e inaugurou recentemente um campo de golfe de padrão internacional.

O acesso a Rancho Queimado é feito contornando a Serra da Boa Vista, numa bela mistura da paisagem de montanha com o cenário rural. Na área rural pode-se conhecer um pouco mais da cultura alemã e ao mesmo tempo vislumbrar as belezas dos percursos que levam ao Rio Bonito, Taquaras, Mato Francês e Rio Knaul.

Pontuação

8,5
ÓTIMO
Baseado em 1 avaliação

"A cidade não possui uma ampla infraestrutura mas a paisagem é deslumbrante, principalmente do alto do Morro da Boa Vista. "
Carlos Cappelini
18 de Março de 2013
+ comentários Faça sua avaliação

Na região

  • Coisas para Fazer
    Coisas para Fazer



Filtro

Aprenda a usar nosso planejador

Meu plano de viagem

Efetue o login para visualizar

Formulário de Login Esqueci a minha senha! Não sou cadastrado!