Tempo:

Céu Claro
Florianópolis
20,0º

Visite Floripa


Santo Amaro da Imperatriz

Home Conheça Grande Florianópolis Santo Amaro da Imperatriz
Grande Florianópolis - ver no mapa

Sobre Santo Amaro da Imperatriz

Em outubro de 1.845, Sant'ana esteve em festa. Suas majestades, D. Pedro d'Alcântara e sua esposa Tereza Cristina estavam presentes.
Havia de tudo: Procissão, foguetes, visitas, beija-mão, cerimônia na Igreja, banquetes para agradar os visitantes e sua comitiva. Foi a maior festa que a região havia feito até então.
Não foi através desta visita que surgiu o nome de Caldas da Imperatriz, como muitos pensam até hoje. Foi, isto sim, por D. Tereza Cristina ter assumido o título de protetora do Hospital de Caldas do Cubatão, no ano de 1844, doando, inclusive, uma grande soma em dinheiro para a continuidade das obras
Com o aumento da população, a Capela de Sant'ana foi ficando pequena e o povo procurava um outro local para a construção (iniciada em 1850), da nova Igreja Matriz.
Mas, o povoado certamente não esperava que, com a mudança de local, mudasse a padroeira e também o nome da cidade ... não se sabe quem encomendou a imagem de Santo Amaro, onde foi feita, e quem a remeteu para a sede do Arraial de Sant'ana do Cubatão e tal acontecimento provocou surpresa e admiração.
Concluída a nova Igreja e como ninguém a tivesse reclamado, a imagem foi entronizada e o Arraial passou a denominar-se Santo Amaro do Cubatão.
A denominação de Santo Amaro do Cubatão foi substituída pela de Cambirela, em virtude de um decreto federal de 1941 pela qual deveriam ser eliminadas duplicatas de nomes de cidades e vilas em todo o país. O nome de Santo Amaro ficaria com a Bahia e assim as de Sergipe, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, passaram, respectivamente, para Santo Amaro das Brotas, Santo Amaro de Campos, Queluzinho e Amarópolis.
Inconformada com o novo nome, em finais de 1948, a comunidade organizou um abaixo-assinado ao governo ao qual propunha duas alternativas: SANTO AMARO DO CUBATÃO ou SANTO AMARO DA IMPERATRIZ... No último trimestre de 1948, o diário oficial publicava a nova designação "e;e;SANTO AMARO DA IMPERATRIZ"e;e;.

Pontuação

9,7
ÓTIMO
Baseado em 3 avaliações

"Parece muito com minha região do sul de Minas Gerais, com suas águas termais, que foram consideradas umas das melhores águas do mundo, festas culturais e religiosas, além dos atrativo naturais. Bem cidadezinha do interior, aconchegante e tranquila. Propícia para a prática do rafting."
Juliana Gama Leite
17 de Outubro de 2012
+ comentários Faça sua avaliação

Na região

  • Coisas para Fazer
    Coisas para Fazer
  • Comer e Beber
    Comer e Beber
  • Eventos
    Eventos



Filtro

Aprenda a usar nosso planejador

Meu plano de viagem

Efetue o login para visualizar

Formulário de Login Esqueci a minha senha! Não sou cadastrado!