Tempo:

Chuvoso
Florianópolis
20,0º

Visite Floripa


Perguntas Frequentes

Home Perguntas Frequentes

Qual a melhor época para visitar Florianópolis?

Você pode visitar Florianópolis em qualquer época do ano. No verão (Dez-Fev), quando as temperaturas atingem 40ºC, Florianópolis torna-se o ambiente ideal para a prática de esportes náuticos, caminhadas, sandboard, mountan-bike entre outros. No outono (Mar-Mai) as temperaturas mais amenas e o menor movimento de turistas transformam a ilha no local perfeito para quem busca sossego e um ambiente mais intimista. O inverno traz com as temperaturas mais baixas um ambiente ainda mais romântico e realça os aromas e sabores da gastronomia local. Na primavera (Set-Nov) a elevação da temperatura é um convite para a volta às praias e para as atividades ligadas a natureza.

Como é o clima em Florianópolis?

O clima é mesotérmico úmido com precipitação significativa e bem distribuída durante todo o ano. Não existe uma estação seca. As precipitações mais elevadas ocorrem de janeiro a março e os valores mais baixos se apresentam de junho a agosto.
A temperatura média varia entre 20 e 24 graus centígrados. A média das temperaturas máximas do mês mais quente varia de 28 a 31 graus e a média das mínimas do mês mais frio varia de 7,5 a 12 graus. A umidade relativa do ar tem como média anual 82% e o índice pluviométrico anual gira em torno de 1.200mm.

Eu posso usar meu cartão de crédito em Florianópolis?

Os cartões VISA, Credicard/ MasterCard, Diners e AMEX são aceitos em quase todos os estabelecimentos comerciais. Além disso, em diversas agências bancárias você pode usar estes cartões para sacar dinheiro nos caixas automáticos.

É seguro beber a água da torneira em Florianópolis?

É recomendável filtrar ou ferver a água da torneira antes de ingerir. O mais indicado é tomar água mineral.

Qual é a voltagem da energia elétrica em Florianópolis?

A eletricidade é fornecida no município em 220 volts (60 hertz), contudo a maior parte dos hotéis possuem também tomadas de 110 volts nos banheiros.

Quais as locadoras de veículos que existem em Florianópolis?

Além das grandes locadoras de veículos (Avis, Hertz, Localiza, Movida e Unidas) Florianópolis possui uma série de pequenas locadoras distribuídas pelos balneários do município.

Qual a melhor época para fazer trilhas em Florianópolis?

As trilhas são bastante freqüentadas durante todo o ano, já que o clima e as características geográficas o permitem. No verão o calor intenso e a ideia de se refrescar em uma cachoeira tornam-se grandes atrativos para os praticantes da caminhada. Outro bom período para a prática desta atividade é a partir de setembro quanto a temperatura começa a subir e não se verifica uma grande precipitação.

Seria melhor eu fazer trilhas auto-guiadas ou eu deveria contratar um guia?

Florianópolis possui mais de 80km de caminhos e trilhas, mas poucas possuem sinalização adequada. Portanto, para aumentar a satisfação de quem vai se aventurar pelas trilhas é aconselhável contratar o serviço de guias especializados que irão tornar o seu passeio muito mais agradável.

Quais os tipos de acomodações disponíveis em Florianópolis?

Florianópolis oferece uma grande variedade de acomodações, desde hotéis e resorts de categoria superior até os hotéis econômicos, as pousadas familiares, os campings, os hostels ou ainda as casas e apartamentos de aluguel que também são uma boa opção para os turistas que dispensam os serviços profissionais.

È necessário fazer reserva de hotel com antecedência?

É aconselhável fazer a reserva antecipada principalmente durante a temporada de Verão, quando a cidade fica lotada e os preços vão às alturas.

Quais as cadeias hoteleiras nacionais e internacionais que se encontram em Florianópolis?

Internacionais: Accor (Ibis e Parthenon)

Nacionais: Blue Tree, Intercity, Slaviero Hotéis.

Florianópolis é uma ilha?

Não. Florianópolis é um município que possui parte de sua extensão territorial localizada na área continental e outra parte localizada na Ilha de Santa Catarina.

Que tipo de vida noturna se encontra em Florianópolis?

A vida noturna em Florianópolis é bastante intensa e muito variada. Os bares são um ambiente perfeito para quem gosta de apreciar um bom drink feito com as cachaças artesanais da região e ainda fazer amizade com pessoas de diversas partes do Brasil e turistas de outras partes do mundo. As casas noturnas atraem os apaixonados pelo som eletrônico, hip-hop, forró, sertaneja universitário e literalmente “bombam” em qualquer época do ano.

Quais as atividades que estão disponíveis para as crianças?

Os parques de Florianópolis são um convite para o lazer próximo a natureza. Trilhas guiadas ou auto-guiadas são uma excelente oportunidade para que as crianças possam apreciar a natureza. Cavalgadas, passeios de bicicleta, snorkelling ou mergulho sub-aquático, sandboard são apenas algumas das atividades disponíveis para as crianças.

Além das atividades ligadas à natureza, as crianças poderão se divertir nos parques aquáticos, parques de diversões, além dos diversos museus com temas diversificados que podem encantar a criançada (Arqueologia Pré-histórica, Peças de Naufrágio e etc.).

Quando ocorrem as férias escolares em Florianópolis?

As férias escolares em todo o Brasil ocorrem no final do ano (Dezembro-Fevereiro) e também em Julho. Nessas épocas os locais turísticos registram um intenso movimento de turistas.