Território conhecido pelos tropeiros vindos da região dos Campos de Lages desde o século XVIII, Rancho Queimado integrou o conjunto de linhas coloniais da Colônia Santa Isabel, formado por famílias de origem germânica e luxemburguesa, e que chegavam até o Distrito de Taquaras, ponto de encontro dos caminhos – antigo e novo – que levavam a Lages.
É nesta região que se encontra uma bela edificação usada por alguns anos como residência de campo do Governador Hercílio Luz.
Edificação do início do século XX, apresenta arquitetura em tijolo aparente, telha plana e cobertura em duas águas. Em 1911, o então governador de Santa Catarina Hercílio Pedro da Luz, adquiriu a edificação para utilizá-la como residência de lazer e repouso, em função do clima e altitude amenos na região.
A edificação, que inicialmente apresentava apenas pavimento térreo, sofreu reformas com a instalação de um anexo em dois pavimentos com sótão. Mantiveram-se as características originais, com destaque para o balcão com guarda-corpo em tijolo aparente, lambrequins no acabamento do beiral e a cobertura com telha francesa em cimento.
O atual conjunto composto de casa e chácara num total de 184.413m2, foi adquirido pelo executivo estadual em 25 de fevereiro de 1985 e tombado pelo decreto nº 25.880. Na região, não deixe de apreciar a belíssima paisagem e se deliciar com a grande produção de geleias, doces e licores.
Distância de Florianópolis: 77,2 km
Locais históricos
R. Romanos Goedert - Taquaras, Rancho Queimado - SC, 88470-000
Rancho Queimado
Segunda-feira: fechado
Terça-feira: 13h às 18h
Quarta-feira: 13h às 18h
Quinta-feira: 13h às 18h
Sexta-feira: 13h às 18h
Sábado: 10h às 17h
Domingo: 10h às 17h
gratuito