Florianópolis, a deslumbrante capital de Santa Catarina, é conhecida por suas praias paradisíacas e atmosfera relaxante. No entanto, há muito mais para explorar além do litoral deslumbrante. Para os amantes da natureza e da aventura, propomos uma jornada emocionante pelo “Circuito dos Mirantes na Grande Florianópolis“. Em apenas dois dias, você terá a oportunidade de testemunhar algumas das vistas mais espetaculares que a região tem a oferecer. Prepare-se para se maravilhar com paisagens de tirar o fôlego!
Dia 1: Encante-se com os Mirantes da Ilha de Santa Catarina!
Começaremos nosso circuito com uma visita aos mirantes de Florianópolis. Prepare sua câmera e seu espírito aventureiro, pois uma experiência inesquecível está prestes a começar.
Nosso primeiro destino é o Morro da Cruz, um local sagrado que oferece uma vista panorâmica de tirar o fôlego da ilha e do continente. Lá do alto, você terá uma vista panorâmica das deslumbrantes Baías Norte e Sul, com destaque para pontos icônicos como a Pedra Branca (São José), o Morro do Cambirela (Palhoça), o Pico do Tabuleiro (Santo Amaro da Imperatriz) e a região do Balneário São Miguel (Biguaçu).
Figura. Mirante do Morro da Cruz
Partimos em direção ao Mirante das Ruínas da Bateria de São Caetano, um local histórico que oferece uma vista panorâmica impressionante. A Bateria era um complemento defensivo da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, no norte de Florianópolis.
De lá é possível ter uma vista panorâmica da Praia de Jurerê, a região de Governador Celso Ramos e, ao longe, a Ilha do Arvoredo e a península de Bombinhas.
Figura. Vista das Ruínas da Bateria de São Caetano no centro da imagem
Em seguida, partiremos para o Mirante da Praia Brava, onde seremos presenteados com uma vista deslumbrante do oceano e da orla, com seus majestosos condomínios de alto padrão. Sinta a brisa marinha acariciar seu rosto enquanto admira o contraste entre a natureza e a sofisticação do balneário e, talvez, acompanhe o voo dos parapentes que saltam da rampa de voo livre, à direita.
Figura. Vista a partir do Mirante da Praia Brava
Continuando nossa jornada, seguiremos para o Mirante da Praia Mole. Prepare-se para uma visão espetacular dessa imensidão de verde e azul. Aproveite o momento para capturar fotografias incríveis e absorver a energia única deste lugar.
Do alto do Mirante tem-se uma vista panorâmica da Lagoa da Conceição, parte da Barra da Lagoa, Dunas da Joaquina, Costa da Lagoa e Centrinho da Lagoa.
Em seguida, visitaremos o Morro da Lagoa da Conceição, o famoso mirante, no início da Serra das 8 curvas, que oferece a mais famosa e comentada vista panorâmica da famosa Lagoa da Conceição. Você será presenteado com a visão deslumbrante das águas tranquilas da lagoa, das dunas da Joaquina ao fundo, parte da Ilha do Campeche, a direita, tudo cercado por morros exuberantes cobertos pela Mata Atlântica.
Figura. Vista da Lagoa da Conceição, a partir do Mirante do Morro da Lagoa
Seguindo nossa viagem ao sul da ilha, vale uma parada para um delicioso almoço no restaurante Shiva Cozinha Vegana, lá você encontra um menu vegano, diversificado e criativo, oferecendo opções para todos os paladares.
Depois de desfrutar de um delicioso almoço, a próxima parada é o Morro das Pedras, citado por muitos como “um céu na terra”. No sul da Ilha, é um local que proporciona uma vista privilegiada do mar e da paisagem costeira. Observe as ondas batendo nas rochas e deixe-se encantar pela imensidão do oceano.
Figura. Vista a partir do Mirante do Morro das Pedras
Neste mirante a gente se dá conta da imensidão e força da natureza. A esquerda avista-se a Praia do Morro das Pedras, mais à frente a Ilha do Campeche, a direita a Praia da Armação e ao final da praia, a Ponta das Campanhas.
Quase finalizando o primeiro dia, continuamos a viagem pelo sul da ilha e vamos ao Sertão do Ribeirão, onde encontraremos um mirante que proporciona uma visão privilegiada da orla do Ribeirão da Ilha, do Morro do Cambirela (Palhoça) e da Pedra Branca (São José). Desfrute da tranquilidade do entorno e maravilhe-se com um pôr do sol inesquecível.
Figura. Vista a partir do Mirante do Sertão do Ribeirão.
Nossa dica, depois desse passeio incrível é uma parada na Krone Café & Padaria, um espaço maravilhoso, no centrinho da freguesia do Ribeirão da Ilha, especializado na culinária alemão, desde pães e doces, até um café, almoço ou jantar.
E, como ponto alto do circuito, encerraremos o primeiro dia no Mirante da Ponte Hercílio Luz. Este marco histórico é um ícone da cidade e oferece uma vista espetacular da ponte suspensa mais famosa do Brasil. Testemunhe o acender das luzes sob as estrelas enquanto contempla a beleza arquitetônica dessa estrutura imponente.
Figura. Mirante Hercílio Luz
Dia 2: “Top” mirantes da Grande Florianópolis
No segundo dia do circuito, exploraremos os encantos de Floripa e seu entorno, onde mirantes espetaculares aguardam para cativar seus sentidos.
Começaremos nossa jornada com uma visita aos mirantes da Praia das Palmeiras, no final de um longo deck de madeira que termina numa escadaria. Essa escadaria leva você a um mirante onde você poderá desfrutar de vistas panorâmicas do mar, das Pedras de Itaguaçu e ao fundo, os morros do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, com destaque para o imponente Morro do Cambirela.
Figura. Vista a partir do Mirante da Praia das Palmeiras
Em seguida, seguiremos para o Morro do Queimado, um atrativo incrível localizado no território do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, no município de Santo Amaro da Imperatriz. Com 694m de altitude, o topo oferece uma vista panorâmica espetacular da Grande Florianópolis.
Figura. Vista a partir do Morro do Queimado
Além de ser muito procurado pelos amantes da natureza e “caçadores de fotografias”, o local é um dos melhores e mais movimentados destinos dos atletas do voo livre.
Continuando nossa aventura, chegaremos ao Mirante Rio Salto, onde seremos agraciados com uma vista magnífica da deslumbrante Cachoeira Rio do Salto, que serpenteia majestosamente entre as montanhas. Localizado às margens da estrada SC-435, na divisa entre Águas Mornas e São Bonifácio, o Mirante Rio Salto é o local perfeito para fazer uma pausa tranquila e contemplar a paisagem exuberante que se desdobra diante dos nossos olhos.
A viagem até o mirante é maravilhosa, a estrada serpenteia os morros no entorno do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e é muito utilizada pelos grupos de motociclistas. Aproveite a viagem até esta região e se delicie com a gastronomia do famoso Hawerroth Restaurante, localizado no território do município de São Bonifácio, 9,2km após o mirante.
Figura. Vista a partir do Mirante da Serra
E para finalizar nossa jornada com chave de ouro, chegaremos ao Mirante da Serra da Boa Vista. Localizado às margens da BR282, em Rancho Queimado e com altitudes que ultrapassam os 1.200 metros, este é um lugar perfeito para os amantes da natureza e para aqueles que desejam se conectar com horas de contemplação diante dos vales e montanhas que compõem o deslumbrante relevo da região.
Figura. Vista aérea, sobre o Mirante da Serra da Boa Vista
A região da Grande Florianópolis é um destino de tirar o fôlego, e o Circuito dos Mirantes é a maneira perfeita de explorar e apreciar toda a sua beleza natural. Em apenas dois dias, você terá a oportunidade de testemunhar paisagens deslumbrantes e criar memórias duradouras. Então, prepare-se para uma aventura incrível e deixe-se encantar pelos mirantes que revelam o esplendor de Florianópolis. Siga-nos neste circuito mágico e descubra a verdadeira essência desta região paradisíaca.
Dicas úteis
Mapa digital: Para facilitar seu deslocamento, acesse o Mapa Digital que criamos para o Circuito dos Mirantes da Grande Florianópolis.
Percurso: Dia 01. 145km e Dia 02. 156km (ida), mais 58km (Rancho Queimado – Floripa)
Horário de visitação: Apesar de não haver controle de visitação, na maior parte dos mirantes, sugere-se a visita aos mirantes entre o amanhecer e o pôr do sol.
Acesso: Todos os mirantes podem ser acessados com veículos de passeio e/ou motocicletas. Não é necessário acesso com veículos 4X4.
Texto: Equipe Visite Floripa