Conheça o Projeto Tamar de Florianópolis.
O Sul do Brasil é um importante local de alimentação de tartarugas marinhas, principalmente nas fases juvenis. Suas areias frias não propiciam um bom local para reprodução, por isso é raro ocorrer eventos de desova de tartarugas nessa região.
Em 2005 foi criada a base da Fundação Projeto Tamar de Florianópolis para dar suporte às atividades realizadas na região sul, que tem como foco a mitigação do impacto da pesca sobre as tartarugas marinhas. O Centro de Visitantes foi inaugurado no mesmo ano com o objetivo de sensibilização e conscientização ambiental através da visitação de turistas, grupos e escolas.
O espaço fica na Praia da Barra da Lagoa, a 50 metros do mar, em uma área de 5.000 m2 onde a estrutura é totalmente adequada ao uso por cadeirantes e para visitação em dias de chuva.
O Centro de Visitantes é cadastrado no IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e recebe cerca de 200 mil pessoas por ano, o que o coloca como um dos 5 museus mais visitados do Brasil na região sul.
O Tamar possui cinco tanques com quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no litoral brasileiro em diferentes estágios de vida: tartaruga verde, tartaruga cabeçuda, tartaruga oliva e de pente. Temos ainda uma piscina e um aquário com animais da região.
Atividades
R. Prof. Ademir Francisco, s/n - Barra da Lagoa, Florianópolis - SC, 88061-160
Florianópolis
Segunda-feira: 09h30 às 17h
Terça-feira: fechado
Quarta-feira: 09h30 às 17h
Quinta-feira: 09h30 às 17h
Sexta-feira: 09h30 às 17h
Sábado: 09h30 às 17h
Domingo: 09h30 às 17h
R$36,00